domingo, 2 de agosto de 2015

O ESPINHO NA CARNE

           
Na  segunda carta escrita pelo apóstolo Paulo para Igreja de Corinto, temos uma passagem que tem muito à nos ensinar.  Paulo fala de suas experiências ao se referir como “conheço um homem” para que essa afirmação não soasse como uma auto-exaltação.  Precisamos aprender com esse (embora humilde) grande homem de Deus que sintetizou a teologia bíblica.  Quando ele diz sobre uma tremenda experiência onde foi levado ao terceiro céu, não trás pra si essa glória.


VEJAMOS O TEXTO:
Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor.
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.
Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve.
E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
2 Coríntios 12:1-10
O que aprendemos com esse texto?
Aprendemos que toda glória e honra pertence somente ao Deus eterno e criador de todas as coisas.
Aprendemos que as fraquezas, perseguições e tribulações , faz com que todos nós sintamos a necessidade da dependência de Deus. 
Quando estamos fracos é que estamos fortes? Que paradoxo! Como explicar isso?
É fácil!
É só compreendermos que, quando estamos nos sentindo fracos, é que vamos recorrer ao Deus todo poderoso, e com isso, conseguimos superar todas as dificuldades oferecidas pela vida nesse tempo sendo dependentes dEle.  Quem já teve um espinho em alguma parte de corpo e ficou confortável? Esse espinho nos incomoda e faz recorrermos ao Senhor da glória para nos socorrer. 
Por isso, é que, nem sempre, Deus irá tirar nossos espinhos mas, fortalecermos, fazendo-nos crer que a infinita Graça soberana nos basta!


Alguém me chamou e disse-me: pastor sua pregação é muito pesada e me ofende. O senhor deveria pregar com amor como os "outros pastores". 
Respondi: se ofendeu, é um bom sinal. 
Paulo pediu pra Deus tirar o espinho da carne dele, mas Deus disse que a Graça basta! Quando alguém tira o espinho, a graça deixa de ser o bastante.
(Laércio Otone) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário