segunda-feira, 22 de maio de 2017

“O MAL É BOM.”


O apóstolo Paulo destaca:
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:18
E reitera; Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
2 Coríntios 4:17
Muitas vezes podemos observar como coisas ruins concorrem para o bem (Rm 8.28).
O problema é que geralmente só vemos isso acontecer algumas vezes, em casos limitados. Mas será que Deus não permite a existência do mal porque ele resulta em muito mais glória e alegria do que teríamos de outra forma? Será que a provável glória e alegria que iremos conhecer não são infinitamente maiores do que seriam caso o mal não existisse? Quem sabe o mundo futuro não será mais grandioso por causa de sua derrocada e perdição no passado? Se assim for, o mal sofrerá sua queda final e devastadora. Apesar de haver sido um obstáculo à nossa beleza e felicidade, o mal tornará tudo muito melhor. O mal terá realizado exatamente o oposto do que planejou.
Como isso acontecerá? Da forma mais básica possível, sabemos que só pode haver coragem quando existe perigo. Sem o pecado e o mal, jamais conheceríamos a coragem de Deus ou a extensão impressionante do Seu Amor, ou a glória de uma divindade que deixa Seu trono a vai para a cruz. Pois aqui, neste mundo, a noção da glória de Deus nos parece bastante remota e abstrata. Porém precisamos entender que as alegrias mais arrebatadoras que já sentimos — ao contemplar a beleza de uma paisagem, ao nos deliciar com uma refeição ou um abraço confortante — são como gotas de orvalho se comparadas ao oceano infindável de alegria que sentiremos ao ver Deus face a face (1 João 3.1-3). É isso que nos aguarda, e nada menos que isso, segundo a Bíblia.
Jó sofreu muito mais do que podemos imaginar lendo as Escrituras, mas ele se arrependeu, não por ter pecado, mas porque seus gritos de sofrimento questionavam a bondade de Deus.
Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.
Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
Jó 42:5,6
Louvado seja Deus! Ele é bom!
No Amor de Cristo,
Laércio Otone
(Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra 2° Ed, pg. 685 - Timothy Keller – Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento, pg 135, Ed Vida Nova)

Nenhum comentário:

Postar um comentário