sábado, 11 de novembro de 2017

A IGREJA TEM UM DONO


Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Atos 20:28
O apóstolo Paulo ensinou que o dever de cuidar do rebanho do Senhor é dos Bispos (pastores e presbíteros), ou seja, de todos e não de um só. Portanto, quando alguém toma de assalto uma posição que não lhe pertence, está pecando contra o Senhor que é o único dono da obra. Supervisionar, não significa apropriar-se — significa que existe um dono. Não há respaldo bíblico para cargos vitalícios ou algo do tipo na Igreja do Senhor. Quando um pastor, presbítero ou qualquer outro obreiro transgride, tem que ser punido (disciplinado e em último caso excluído) de acordo com o que está relatado nas Escrituras Sagradas, e, não deve ser enviado para outro lugar com o fim de “abafar o caso” como se o Senhor não estivesse vendo tudo e todos.   
Olhai, pois por vós:
Isso significa que todos os obreiros devem ser vigilantes em tudo, sempre procurando dar um bom testemunho para que não sejam reprovados. Muitos são tão carnais que os interesses da carne os impelem a serem infiéis na obra de Cristo. Temem perder suas rendas, temem criar problemas de modo que as pessoas fiquem contra eles e com isso perderem a almejada popularidade. Em detrimento disso bajulam os pecadores ao invés de lhes anunciar todo o conselho de Deus.

Para o obreiro vencer tudo isso ele precisa estar vigilante o tempo todo.  

Richard Baxter escreveu em seu livro  O Pastor Aprovado, nas páginas 171,172, o seguinte: Quanto às nossas Igrejas, também temos que vencer muitas dificuldades. Primeiro, muitos dos seus membros são obstinados e não querem saber de instrução. Recusam-se até a chegar perto de nós. Segundo, há os que desejam aprender, mas são extremamente lentos. Por isso, guardam distância porque têm vergonha da sua ignorância, a não ser que nós sejamos sábios e diligentes para os animar. Terceiro, quando vêm a nós, tão grande é a sua ignorância que é difícil fazê-los compreender. Estes saem tão ignorantes como quando chegaram pela primeira vez.  Quarto, o mais difícil ainda, podem sentir-se feridos e podem irritar-se, reagindo com dureza de coração. Portanto, se vocês não tiverem seriedade, fervor e propriedade de expressão, que benefício poderão esperar? Quando tudo tiver sido dito e feito, é preciso que o Espírito da Graça faça Sua Obra.
Quinto, quando vocês causam algumas impressões desejáveis em seus corações, se não mantiverem estreito contato com eles, seus corações poderão recair em sua dureza anterior. Poderão retornar aos seus antigos companheiros e tentações, abortando afetivamente o trabalho todo.

Que Deus tenha misericórdia de nós, Sua Igreja, porque os homens estão tomando conta como se a Igreja fosse deles.

No Amor de Cristo,

Laércio Otone 

Nenhum comentário:

Postar um comentário