terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ARREPENDEI-VOS


E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 3:2
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17
O arrependimento na Bíblia Sagrada está ligado à mudança de pensamento. A palavra grega para arrependimento nos textos onde João Batista (Mt 3.2) e o próprio Senhor Jesus prega (Mt 4.17) é a palavra metanoeõ que significa: - pensar de maneira diferente ou posteriormente, i.e., reconsiderar – arrepender-se.
Essa foi a primeira ordem tanto de João Batista como do Senhor Jesus. O arrependimento não é somente tristeza pelo pecado, mas uma decisiva mudança, um afastamento do pecado e um comprometimento quanto a começar uma vida de obediência.
O verdadeiro arrependimento traz consigo a tristeza pelo pecado, mas a contrição é indicada por uma palavra grega diferente (metamellomai), foi o que Judas sentiu, ele sentiu remorso, mas não se arrependeu: Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.
Mateus 27:3 (NVI).
Muitos tem esse mesmo sentimento de Judas, mas não tiveram ainda um arrependimento (metanoeõ) que os levará à uma nova vida (Rm 12.2). A disposição da mente do cristão deve ser determinada e moldada pelo conhecimento do Evangelho do Senhor Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo e pelos interesses do porvir, e não pela moda passageira deste século como disse o apóstolo Paulo: Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
2 Coríntios 4:18
Somente por meio dessa renovação santificadora o cristão se torna suficientemente sensível para experimentar a Boa, Agradável e Perfeita vontade de Deus.
Laércio Otone
(Fonte: Bíblia de estudo de Genebra 2° Ed. SBB.
Bíblia de estudo Palavras chave 4°ed. CPAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário