quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ARREPENDIMENTO


Arrependimento — se não entendemos o que significa, não estaremos no centro da vontade de Deus.
A primeira pregação de João Batista foi convidando o povo ao arrependimento. (Mt 3.2)
A primeira pregação do Senhor Jesus foi sobre arrependimento. (Mt 4.17)
Lendo o livro de Lucas no capítulo 19 onde narra o arrependimento de Zaqueu, percebo que o arrependimento não é algo que Deus nos obriga a fazer, mas, é algo que nasce no coração de quem compreende o que realmente significa Reino de Deus e Justiça.
Vejamos o que diz texto:
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
A lei exigia a restituição apenas do capital, com 20 por cento de juros.
Conforme está escrito:
Ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá no seu todo, e ainda sobre isso acrescentará o quinto; àquele de quem é o dará no dia de sua expiação.
Levítico 6:5
E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa, fará plena restituição, segundo a soma total, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e a dará àquele contra quem se fez culpado.
Números 5:7
Mas Zaqueu impôs-se uma penalidade muito mais severa, comparável àquela que era aplicada aos assaltantes (Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas - Ex 22.1).
Percebeu o que faz uma pessoa arrependida?
Pois é, é perceptível a falta de arrependimento em muitos defraudadores em nossos dias que precisam aprender com o Zaqueu arrependido.
No Amor de Cristo,
Laércio Otone

Nenhum comentário:

Postar um comentário