domingo, 2 de abril de 2017

A escassez de evangelistas nos dias atuais é preocupante

A escassez de evangelistas nos dias atuais é preocupante.
Precisamos ter noções claras acerca da natureza e da necessidade do evangelismo, conforme nos é apresentado na Bíblia. E também precisamos ter ideias nítidas sobre a legitimidade e a importância da vocação para ser um evangelista.
Qual a importância do evangelismo para a Igreja?
— Na verdade, sem o evangelismo não haveria Igreja.
O dom de evangelista é um dos maiores dons espirituais que Deus tem outorgado à Sua Igreja (ver Efésios 4.11). O dom de evangelista é tão válido e crucial para a Igreja de hoje como era nos tempos do Novo Testamento.

Paulo, na última epístola que escreveu, ordenou ao jovem evangelista Timóteo: “Prega a Palavra...faze o trabalho de evangelista...” (II Timóteo 4.2-5). Tragicamente, a Igreja do século XXI com frequência, tem perdido de vista a legitimidade e a importância do evangelista como ensina a Bíblia. Por esse mesmo motivo, a Igreja tem ficado paralisada, sem vida, diminuindo suas estatísticas e em seu estado espiritual, preocupada mais com festas, e eventos do que com essa tarefa tão importante, outorgada pelo próprio Deus da Bíblia.    
Mas quando ela redescobre e encoraja o dom de evangelista, Deus abençoa a Igreja com grandes colheitas espirituais.

Que Deus conceda que o dom de evangelista seja visto, uma vez mais, como um dom central na Igreja espalhada pelo mundo, a fim de que o povo de Deus possa evangelizar com maior eficácia a humanidade, a qual, longe de Deus, está perdida e morrendo.
A chamada divina para o ministério especial do evangelismo é distinta de muitas vocações ministeriais da Igreja. Lemos em Atos 21.8 que Filipe foi identificado como “o evangelista”. Ora, isso em nada diminui a verdade que todos os cristãos são chamados para serem testemunhas de seu Senhor e Salvador.

E, os pastores, além de liderarem, de ensinarem e de administrarem, também devem estar envolvidos no evangelismo.

No entanto, aquele que foi chamado e separado para o trabalho de evangelista, deve dedicar seu tempo e esforço de maneira sincera à tarefa que Deus lhe deu. A sua atenção não deve desviar-se para qualquer coisa que o distancie dessa tarefa. As perseguições também não poderão debilitar-nos. A tentativa de persuasão negativa, da parte de outras pessoas, deverá cair em ouvidos surdos. Somente uma inequívoca orientação de Deus poderá fazê-lo alterar o seu ministério. Portanto, atentemos para essa grande prioridade no Reino de Deus que é, evangelizar, independente de qualquer coisa devemos evangelizar.

No Amor de Cristo,

Laércio Otone.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário