quarta-feira, 24 de junho de 2015

O TRIBUNAL DE CRISTO

O TRIBUNAL DE CRISTO
Logo depois do arrebatamento da Igreja por Jesus Cristo, e antes da entrada nas bodas do Cordeiro, haverá o julgamento, não para salvação, mas para prestação de contas, como na parábola dos talentos (Mateus 25.14). Esse momento será de avaliação das obras realizadas por meio do corpo em prol do evangelho. O apóstolo Paulo fala disso em vários de seus ensinos, mas especificamente em três referências exclisivas:
1°)  Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
Romanos 14:10
2°) Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
2 Coríntios 5:10
3°) A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
1 Coríntios 3:13-15
Esse jullgamento é chamado de “tribunal de Cristo” , e ali cada um será galardoado ou não, de acordo com o que fez. Cada crente está construindo sobre o fundamento , o qual é Cristo Jesus, durante sua vida e serviço.
Ele deve comparecer diante do tribunal de Cristo a fim de que suas obras sejam provadas como base para a recompensa. Tudo será julgado: nossas palavras, nossos atos, nossos motivos, nossas atitudes, nosso caráter, nossos sofrimentos, o uso dos dons espirituais, a administração dos bens materiais e do dinheiro ( Mt 5.22; 12.36-37; Mc 4.22; Rm 2.5-11, 16; 1 Co 3.13; 4.5; 13.3; Ef 6.8). Foi por esse motivo que o apóstolo Paulo advertiu a Igreja de Corinto dizendo: “... mas vejacada um como edificasobre ele. Porque ninguém pode por outro fundamento , além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará...” (1 Co3.10-12).
Se aquilo que tiver sido edificado sobre o fundamento qque é Cristo Jesus for inútil (se queimar), a pessoa será salva, porque a salvação é pela fé e não por obras, mas as suas obras não lhe concederão recompensas ou coroas.
O contrário também é verdadeiro: se o edifício for “bom”, receberá galardão. Fica transparente que “haverá ali uma avaliação do que fizemos e não fizemos, mas isso não indica que será um momento de temor, mas de confiança: maois ninguém estará ali presente a não ser os salvos: ali todos amarão o Redentor e confiarão nele”.
As recompensas que os fiéis receberão são chamadas de coroas, sendo de cinco espécies:
1° Coroa de glória : “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória” (1 Pe 5.4).
Coroa incorruptível: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”
1 Coríntios 9:25.
Coroa de alegria: “Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?
Na verdade vós sois a nossa glória e gozo.
1 Tessalonicenses 2:19,20
4° Coroa de Justiça:  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
5° Coroa da vida: Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Tiago 1:12
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Apocalipse 2:10

Tanto o termo “tribunal” , (bema), significando “plataforma do orador, uma plataforma elevada ao ar livre”, quanto a “coroa” (stephanos) eram termos bem conhecidos entre os coríntios. Ambos eram empregados nos jogos olímpicos, quando o juiz recebia em uma plataforma o vencedor da disputa atlética e lhe entregava  como recompensa uma coroa de louros. Usando está figura, o apóstolo Paulo declarou que os vencedores na fé também receberão suas coroas como recompensa de sua vida piedosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário