ARREBATAMENTO. DIA DO SENHOR E DIA DE JESUS CRISTO.
Para que
possamos aprender mais detalhadamente sobre o arrebatamento precisamos ler com
muita atenção o capítulo 5 de 1 Tessalonicenses.
O capítulo 5
é uma sequência natural do ensino sobre o arrebatamento, registrado no fim do
capítulo 4. No capítulo final dessa carta, Paulo nos lembra da necessidade de
despertarmos espiritualmente, a fim de que não percamos o arrebatamento e
sejamos surpreendidos pela ira de Deus que será derramada sobre toda a terra –O
“DIA DO SENHOR”.
O capítulo 5
de 1 Ts se divida em duas partes. A primeira, é introduzida pela frase:
“...relativamente aos tempos e as épocas...” Nesta passagem Paulo lembra o
crente dia dia da ira do Senhor, que virá sobre a terra (v1). A segunda parte é
introduzida com a frase: “...vos rogamos...”. É uma aplicação prática do ensino
traduzido na primeira metade do capítulo no versículo 12.
O que é o DIA
DO SENHOR?
A palavra
“dia”, nas Escrituras, nem sempre indica um período de 24 horas. Geralmente, é
usada no sentido figurado para se referir a um acontecimento ou série de acontecimentos. Dois exemplos deste uso figurado são o “DIA DE JESUS CRISTO”.
(1 Co 1.8; 2Co 1.14; Fp 1.6-10), e o “DIA DO SENHOR” (Is 2.12; Ap 16.14; Sf
1.14-18;Jl 1.5).
O Dia de
Jesus Cristo tem a ver com galardões e bençãos a serem recebidas pela Igreja
por ocasião da Sua vinda. Isto é chamado arrebatamento, ou tempo quando Cristo
virá para Sua noiva. O “Dia do Senhor”, ao contrário, se associa com
julgamento, ira e Israel. Isto não é para a Igreja, mas para os incrédulos,
judeus e pecadores. Começará imediatamente após o arrebatamento, continuando
até a completa destruição dos céus e terra (2 Pe 3.10). O Dia de Jesus Cristo ocorrerá antes do
período tribulacionista.
O dia que
Paulo se refere em 1Ts 5.2 , é o Dia do Senhor. Ele fala especificamente aqui,
da ira e do julgamento que serão derramados sobre o mundo durante a Grande
Tribulação. Seu ponto central é enfatizar o fato de que o crente será poupado
deste dia. Observe o contraste que ele faz entre”eles” (os incrédulos) que não
escaparão deste dia (5.3) e “vós” (os crentes), os quais não serão
surpreendidos por este dia (5.4).
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